Noticias

3   4   5   6   7   8   9   10   11

Revista Go'Where Beach

18.04.2012

REVISTA GO’WHERE BEACH – ABRIL 2012
JADIR BATTAGLIA
Formas Abstratas
A interpretação que o público dá à suas obras fascina o artista plástico Jadir Battaglia. Pintor e escultor abstrato, ele gosta de provocar a imaginação das pessoas. Tanto nas exposições como em seu atelier, o artista está sempre ligado às reações das pessoas diante de suas esculturas: “É uma mulata estilizada”, “Não, é um anjo”, “Acho que é um alienígena”. “O abstrato estimula a imaginação das pessoas”, diz o artista.
Battaglia salienta que a maioria de suas criações é baseada nas formas da natureza. “Eu estilizo uma árvore, por exemplo, e às vezes muita gente acaba vendo uma forma humana”. “Também procuro inspiração em artefatos arqueológicos, sugerindo traços de mundos futuros”.
O artista lembra que hoje existe um movimento nas artes plásticas voltado para a espiritualidade, o sublime.
Jadir sempre foi muito ligado a esse assunto, já que quando criança era muito religioso. Foi coroinha nas missas do Colégio Santista e, na adolescência, decidiu que queria ser padre, mas desistiu pouco antes de ser encaminhado para o seminário. “Não estava certo de minha vocação”, diz.
Jadir cursou Psicologia e chegou a trabalhar dois anos no setor de recrutamento de uma empresa. Não era o que queria. Sem saber que rumo tomar, aceitou o convite de amigos e foi para Londres. Fez diversos cursos de artes plásticas e começou a pintar nas paredes do apartamento em que morava junto com sua senhoria. Todo mundo elogiava o seu trabalho, o que levou à decisão de tornar-se artista plástico.