Presente do Indicativo - Bolsa Oficial de Café - 90 anos

07.09.2012

Bolsa Oficial de Café 90 Anos - Presente do Indicativo

Em comemoração aos 90 anos do edifício da Bolsa Oficial de Café, o Museu do Café, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, apresenta a mostra Bolsa Oficial de Café 90 Anos - Presente do Indicativo, que reúne obras de dez artistas contemporâneos da região.
Sob a curadoria de Gilson de Melo Barros, esses artistas homenageiam o edifício abordando diversas facetas da cadeia produtiva do café, sua relação intrínseca à cidade e ao comércio do produto. Para isso, utilizam desde expressões tradicionais, como a pintura, escultura e fotografia, quanto técnicas mais modernas e recursos eletrônicos como ferramentas de trabalho.
Dentro deste panorama, Jadir Battaglia e Thomaz Junior apresentam instalações escultóricas, Mauriomar Cid e Ana Akaui, apresentam obras resultantes da utilização de mídias eletrônicas e efeitos não tradicionais para suas construções, resultando em instalações interativas. Márcia Okida cria uma instalação a partir da interatividade com Post It e redes sociais. Eymard Ribeiro e Eber de Gois recorrem a ecos urbanos enquanto ressonância criativa, evidenciando em suas obras técnicas como o grafite, lambe-lambe e o stiker, enquanto Emilio Camanho e Luiz Carlos Solha trabalham com arte digital e conceitual, respectivamente. Amalgamando todas as participações, o fotógrafo Gino Pasquato apresenta fotos em grandes dimensões de particularidades do prédio da Bolsa Oficial do Café, lugares onde a vista não alcança.
O Museu do Café, uma instituição naturalmente voltada mais para as exposições históricas, inverte a lógica ao aproveitar uma data importante de sua trajetória e traz uma exposição de arte contemporânea para homenagear o edifício.
O Edifício da Bolsa Oficial de Café foi inaugurado em 1922, como parte das comemorações do centenário da Independência do Brasil. Símbolo da riqueza dos negócios do café e um dos cartões-postais da cidade de Santos, desde 1998 o prédio abriga o Museu do Café.

www.museudocafe.org.br/presentedoindicativo